Você sabe quantos tipos de romance existem?

Oie, tudo bem por aí?!

Por aqui falamos o tempo de livros de romance e mesmo parecendo claro do que se trata o gênero, ainda precisamos entender que existem variações na escrita dos romances e suas características, e por isso resolvi facilitar sua vida e explicar um pouco sobre cada tipo de romance que temos por aí!

Você sabia que romances não necessariamente precisam falar sobre histórias de amor? Pois é, o romance pode ter envolvimento amoroso, mas é também um gênero que trata da sociedade e seus costumes, tendo como origem Dom Quixote ainda no século XIV e a partir daí, a obra foi considerada percursora do romance moderno. A forma literária do romance, mostra uma representação mais próxima da experiência individual e o tempo em que acontece é uma característica importante pra determinar o gênero.

Uma das principais características do romance é o fato dele ser um gênero em constante evolução, que acompanha as mudanças constantes da forma em que vivemos, mas também temos muitor romances que se passam em épocas anteriores, vamos entender então as diferenças entre os tipos de romance que conhecemos.

Romance histórico

Aqui, a história é desenvolvida em uma época com acontecimentos históricos verídicos, mesmo quando os personagens são fictícios.

o romance histórico não é definido pelo seu estilo de escrita, sua sentimentalidade, seus valores morais ou mesmo um determinado período. O romance histórico se define justamente pelo seu caráter histórico, pelo distanciamento entre o tempo do autor e o período em que a obra se situa. Esse distanciamento histórico também significa que todo romance histórico, necessariamente, envolve aspectos ficcionais na elaboração de sua narrativa.

Romance de época

Diferente dos romances históricos, os romances de época abordam histórias fictícias, que se passam em algum momento do passado, trazendo costumes desta época e nem sempre todos os personagens e enredos são diretamente conectados, o romance de época não tem obrigação com fatos históricos, mesmo sendo ambientado no passado.

Romance romântico

Esse é o subgênero do romance que envolve histórias românticas, é caracterizado pelo idealismo, heroísmo e amor a alguém, as histórias de amor podem ou não ser o ponto central do enredo, mas que necessariamente estão presentes nos fazendo suspirar. O amor romântico é bastante explorado e, em geral, o desfecho está no final feliz após a saga dos personagens principais.

 

Romance realista

A principal característica do romance realista é a crítica social e às instituições, sejam elas políticas, religiosas ou familiares.
Tem como marca o determinismo e a crueza dos personagens, sem maquiagem e sem idealismo.

Romance contemporâneo

É a história que se passa no momento atual em que vivemos, com temas e enredos atuais, mostrando problemas e costumes que conhecemos. Diversos romances que hoje são de época foram contemporâneos quando escritos, assim como os que escrevemos hoje serão históricos daqui a 100 ou 200 anos.

Romance erótico

São livros que trazem conteúdos adultos, cenas de sensualidade ou que narram cenas de sexo de forma explícita, esses são os meus preferidos, não posso negar. Esse gênero pode ter classificação indicativa de 16 ou 18 anos, dependendo do conteúdo.

Espero ter ajudado você a entender um pouco mais sobre esse gênero que tanto amamos, e aí, sabe qual o seu preferido?

Stefh Varella

Gostou? Compartilhe com alguém:

Stefhane Varella

Criadora do Caótica e Produtiva, apaixonada por gestão de marcas, projetos e pessoas. Criei este espaço para organizar minhas ideias, compartilhar informações úteis sobre organização e produtividade e dividir minhas impressões sobre livros, filmes e séries. {Saiba mais aqui…}

Conheça as colunas:

Leia por categoria:

Leia por autora:

Últimos posts

Contatos

Nosso Instagram!

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Todos os direitos reservados – Caótica e Produtiva